terça-feira, 30 de março de 2010

Visão dos cães

Existem muitas suposições sobre a visão canina, mas é fato que os cães enxergam de forma diferente dos humanos.
Suscintamente vou abordar alguns pontos dessas diferenças que me parecem interessantes.



Cores:
Os cães não enxergam em preto e branco, eles enxergam uma escala de cores mais "opaca" que a nossa. Além disso eles não diferenciam as cores verde e vermelho, assim como os humanos daltônicos. Os cães distinguem bem a cor Azul, principalmente entre Azul e verde.




Campo de visão:
A visão periférica dos cães é muito maior que a nossa, isso possibilita que ele enxergue movimentos que ocorrem atrás dele. Inclusive os cães possuem capacidade maior que os humanos de detectar movimentos.





Visão Noturna:
Os cães enxergam muito melhor que nós nos escuro, pelo número de bastonetes maior e pela estrutura Tapetum Lucidum, superfície reflexiva atrás da retina. Esses fatores garantem a eles uma visão mais "nítida" que facilita na hora da caça, herança dos lobos.




Fontes:
http://www.agiliteiros.com/treinamento/visao.htm
http://www.farmacia.med.br/veterinaria/artigos/6000/como-os-caes-enxergam
http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=76

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ribeirão Pires - A cidade dos cães abandonados.

A cada mês a cidade de Ribeirão Pires contabiliza mais cães vítimas do descaso humano. Toda semana é possível encontrar um novo cãozinho abandonado próximo ao centro da cidade, são filhotes, cães adultos, cadelas prenhas, cadelas com ninhada. E muitos deles são encontrados bem tratados, limpos, o que indicam que eles tinham uma casa, mas como "objetos" são abandonados. O que resta informar a essas pessoas é que ABANDONAR ANIMAIS NAS RUAS É CRIME!!!! E a pessoa está sujeita sim a responder a lei.  Decreto de Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais e Lei federal Nº 9.605  de 12 de fevereiro de 1998 - Lei dos crimes ambientais.
Talvez um dos fatores que induz o indivíduo a abandonar animais em Ribeirão Pires é a existencia de dois abrigos de animais o Ajudanimal e o Clube dos Vira-latas, mas abandonar o animal na cidade não garante absolutamente nada a chance de resgate, isso porque os abrigos estão lotados e inclusive passando por dificuldades devido ao longo período de chuva no início de 2010.
Algumas pessoas que trabalham na região se sensibilizam e acolhem os animais como podem, mas infelizmente não podem oferecer moradia a todos. Essas pessoas não são responsáveis pelos animais, mas colaboram por abraçar a causa animal e saberem que o bichinho não tem culpa do destino que lhe foi dado.

Cadelinha e seu filhote, abandonados no centro de Ribeirão Pires em 23/03/2010.

Baba, cãozinho doente abandonado há anos no centro de Ribeirão Pires.

terça-feira, 23 de março de 2010

Coprofagia


Coprofagia é aquele hábito que alguns animais tem de comer fezes. No caso dos cachorros isso pode ser característico de vários diagnósticos, comportamental ou não. No caso das fêmeas que deram cria é comum elas lamberem os filhotes, principalmente após a mamada, assim estimula o intestinos dos peludinhos a funcionar o que por algumas vezes acabam funcionando imediatamente!!! rs Nesses casos a cachorra lambe as fezes dos filhotes para manter o ninho limpo.
Outro caso é quando o cachorro defeca e o dono retira imediatamente as fezes do local, o cachorro imagina ser uma competição e pode começar a comer as próprias fezes para induzir o dono a "brincadeira". Nesses casos, não recolha imediatamente o coco e agrade o cão com petiscos quando ele se afastar das fezes.
Além disso, o cachorro também pode comer fezes por deficiência de nutrientes ou vitaminas, por estar com vermes. Nesses casos o veterinário pode ajudar. Cachorros que comem frutas e sementes pode não digeri-las completamente, assim as fezes parecem mais "atrativas" e os levam a ingeri-las. Cães que permanecem muito tempo sozinhos ou que o dono apresenta algum sinal de insatisfação clara (como broncas, gritos ou bater) ao ver o cachorro defecar também pode leva-lo a ingerir as próprias fezes, isso porque entende que defecar é errado e não quer que o dono o repreenda.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Jolie´s gang!

Doodle, o brother do Jolíe! Doodle não é o verdadeiro nome desse labrador + vira-latas, mas como eu não sabia o nome dele e ele me atendia por Doodle, então ficou. rs Diferente do Jolie ele não é tão apegado as pessoas, o negócio dele é brincar. Ele adora água!! Se jogava no mar, nas poças, maior festerê! \o/
A Ilha Grande é um lugar maravilhoso, mto além das tragédias do início do ano, as pessoas são mto receptivas e tem mtos, mtos cachorros na Ilha, eles correm e brincam, são mto felizes!! Nem preciso dizer que eu adorei né?! =D

Jolie, um pastor com vira-latas lá da Ilha Grande - RJ. Um verdadeiro companheiro, nos acompanhou nas trilhas como um guia, nos esperava na porta da pousada e nos acompanhava até o cais. Segundo Edinho, o criador dele, Jolie veio andando acompanhando turistas lá do Abraão até Araçatiba! Algumas horas de caminhada viu...  E para sorte de todos ele decidiu permancer na praia de Abraão. Ele é muito dócil, mas definitivamente não gosta de outros peludos zanzando no seu pedaço. Sds desse fofão!

mINHAaaauU

Esse é um dos 900 milhões de gatos da Ana.
Lindão né?!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vem Totó!!!

Quem gosta de cachorro sabe, não há nada mais gratificante que passar horas com eles. Isso porque eles cativam, retribuem o humilde afago com rabinhos remexendo, lambidas e festa, mta festa. Cachorro gosta de humano, isso é inegável. Ele só não se aproximará de você se foi maltratado ou se tiver um dono. Os cachorros de rua são os mais carentes e os mais amáveis. Já perdi as contas de qtas vezes me perguntaram se eu era veterinária, apenas pelo fato de eu alimentar os cachorros rueiros. Não é porque eu não posso leva-los todos para minha casa que eu vou ignora-los! Mas é importante lembrar o seguinte, se você quiser alimentar um cachorro na rua certifique-se que não há outro próximo, isso poderá causar uma briga feia. No caso de ter outro cachorro por perto divida o alimento. =) Se houverem mtos cachorros é melhor esperar eles se dispersarem para você alimenta-los.
Eu tenho sempre uns biscoitinhos de cachorro na bolsa no caso de eu encontrar um peludinho carente e famito.