quinta-feira, 25 de março de 2010

Ribeirão Pires - A cidade dos cães abandonados.

A cada mês a cidade de Ribeirão Pires contabiliza mais cães vítimas do descaso humano. Toda semana é possível encontrar um novo cãozinho abandonado próximo ao centro da cidade, são filhotes, cães adultos, cadelas prenhas, cadelas com ninhada. E muitos deles são encontrados bem tratados, limpos, o que indicam que eles tinham uma casa, mas como "objetos" são abandonados. O que resta informar a essas pessoas é que ABANDONAR ANIMAIS NAS RUAS É CRIME!!!! E a pessoa está sujeita sim a responder a lei.  Decreto de Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais e Lei federal Nº 9.605  de 12 de fevereiro de 1998 - Lei dos crimes ambientais.
Talvez um dos fatores que induz o indivíduo a abandonar animais em Ribeirão Pires é a existencia de dois abrigos de animais o Ajudanimal e o Clube dos Vira-latas, mas abandonar o animal na cidade não garante absolutamente nada a chance de resgate, isso porque os abrigos estão lotados e inclusive passando por dificuldades devido ao longo período de chuva no início de 2010.
Algumas pessoas que trabalham na região se sensibilizam e acolhem os animais como podem, mas infelizmente não podem oferecer moradia a todos. Essas pessoas não são responsáveis pelos animais, mas colaboram por abraçar a causa animal e saberem que o bichinho não tem culpa do destino que lhe foi dado.

Cadelinha e seu filhote, abandonados no centro de Ribeirão Pires em 23/03/2010.

Baba, cãozinho doente abandonado há anos no centro de Ribeirão Pires.

Um comentário:

  1. Realmente não dá para entender como as pessoas descartam bichos de estimação como se fossem um objeto. Fico muito triste quando vejo um cachorro, um gato ou outro bicho qualquer na rua e mal tratado, gostaria de recolher todos, mas sei que é impossível, então, na medida do possível, procuro ajudar alimentando-os e as vezes até recolhendo da rua e buscando uma adoção.
    Gostaria de ser uma autoridade só para mudar este quadro.

    ResponderExcluir

O que você acha???