terça-feira, 23 de março de 2010

Coprofagia


Coprofagia é aquele hábito que alguns animais tem de comer fezes. No caso dos cachorros isso pode ser característico de vários diagnósticos, comportamental ou não. No caso das fêmeas que deram cria é comum elas lamberem os filhotes, principalmente após a mamada, assim estimula o intestinos dos peludinhos a funcionar o que por algumas vezes acabam funcionando imediatamente!!! rs Nesses casos a cachorra lambe as fezes dos filhotes para manter o ninho limpo.
Outro caso é quando o cachorro defeca e o dono retira imediatamente as fezes do local, o cachorro imagina ser uma competição e pode começar a comer as próprias fezes para induzir o dono a "brincadeira". Nesses casos, não recolha imediatamente o coco e agrade o cão com petiscos quando ele se afastar das fezes.
Além disso, o cachorro também pode comer fezes por deficiência de nutrientes ou vitaminas, por estar com vermes. Nesses casos o veterinário pode ajudar. Cachorros que comem frutas e sementes pode não digeri-las completamente, assim as fezes parecem mais "atrativas" e os levam a ingeri-las. Cães que permanecem muito tempo sozinhos ou que o dono apresenta algum sinal de insatisfação clara (como broncas, gritos ou bater) ao ver o cachorro defecar também pode leva-lo a ingerir as próprias fezes, isso porque entende que defecar é errado e não quer que o dono o repreenda.

Um comentário:

O que você acha???